segunda-feira, 2 de julho de 2012

Futebol Europeu x Futebol Brasileiro


A Espanha ganhou de 2008 para cá, duas Eurocopas e a Copa do Mundo. O Brasil venceu a Copa das Confederações 2009, caiu para a Holanda na Copa da África do Sul e perdeu nos pênaltis para o Paraguai na Copa América em 2011.

A Espanha joga hoje um futebol de toque de bola que cansa o adversário que fica como um bobinho tentando tomar a bola. Joga com praticamente 3 volantes se formos pensar, Busquets, Xabi Alonso e Xavi e joga sem atacantes de ofício, nessa Euro 2012 jogou a maioria dos jogos com David Silva, Iniesta e Fábregas que em alguns jogos da lugar a Fernando Torres, este sim um atacante. Mas são jogadores inteligentes, que tocam a bola, armam jogadas, não dão chutões. Mas mais do que a Espanha vimos nessa Eurocopa uma Itália que também joga futebol, não o tradicional Calcio(como chamam o futebol na Itália), que cria jogadas e toca a bola. Vimos uma forte seleção alemã, ainda jovem, que ainda precisa provar que pode vencer uma competição. A Europa está evoluindo no futebol.

Já aqui no "país do futebol" vemos alguns jogos sofríveis, cheios de chutões, ligação direta, times montados somente para destruir com vários volantes. Nada contra o número de volantes, como disse a Espanha joga com 3, o problema é a qualidade desses volantes, nossos melhores volantes hoje são Paulinho e Ralf, ambos do Corinthians e nenhum dos dois se compara em futebol com qualquer um dos 3 espanhóis. Está faltando qualidade ao futebol brasileiro, está faltando inteligência aos nossos jogadores. Estamos regredindo enquanto a Europa evolui sua maneira de jogar.

0 comentários:

Postar um comentário