domingo, 5 de agosto de 2012

A falta de preparo dos atletas brasileiros.



O futebol feminino foi eliminado dos jogos olímpicos de Londres, Diego Hipólito ginasta multi-campeão no solo caiu novamente, Fabiana Murer teve problemas com o "vento", nossos dois campeões mundias de judô não voltaram com o ouro, mas pelo menos um desses campeões trouxe uma medalha de bronze, César Cielo favorito nos 50m na natação trouxe apenas um bronze na prova em que é recordista mundial e olímpico e tantos outros atletas que não conseguem resultado.As desculpas são as mais variadas mas na verdade falta um espírito vencedor a alguns atletas brasileiros, falta foco e calma em momentos decisivos para tomar decisões corretas.

O problema de nossos atletas já começa com a gestão esportiva. O Brasil não se caracteriza por ser um país formador de atletas, na verdade o que o país faz é aproveitar talentos encontrados por sorte nos cantos desse nosso imenso país. Não há, na maiorias das modalidades um modelo que ajude a localizar e desenvolver potenciais atletas de ponta, prepará-los física e psicológicamente para as competições. Provavelmente o melhor trabalho de base seja feito no Volêi que hoje possui um centro de treinamento para a seleção brasileira principal e de base em Saquarema. As divisões de base de nosso basquete estão sucateadas apesar de termos uma das melhores gerações dos últimos anos no masculino. Temos ainda problemas de eudeusamento de bons atletas que vem surgindo, fazendo com que alguns deles pensem que são astros e podem fazer o que querem, como é o caso da excelente jogadora de basquete Iziane que ficou fora pela segunda vez fora de uma olimpíada por questões disciplinares, resultado, o Brasil perdeu suas 4 partidas até agora na competição. Temos atletas que vencem as mais diversas competições e tremem justamente na mais importante, que são as Olimpíadas.

Precisamos rever o nosso modelo esportivo, para que o sonho de se tornar uma potência esportiva no futuro se concretize. Com mais investimento no esporte para os jovens, reformulação das confederações de cada esporte, construção e manutenção e garantia de utilização dos centros esportivos. Ainda será necessário muito trabalho para que nos tranformemos em uma potência mundial no esporte.

0 comentários:

Postar um comentário