sábado, 26 de outubro de 2013

Sobre Diego Costa - Brasil ou Espanha?


Tá todo mundo vendo pela internet que a Seleção Brasileira e a Espanhola estão disputando o atacante Diego Costa, atual artilheiro do Campeonato Espanhol pelo Atlético de Madrid. Acho primeiramente absurdo a correria que Felipão e CBF tem trabalhado o caso, mas estão dentro de seus direitos assim como a Espanha que está querendo o jogador. Na minha opinião quem é o errado da história é o próprio Diego. Se pretendia defender a Espanha, porque aceitou a convocação em março para a seleção brasileira? Ou essa decisão veio após o fraco desempenho nos amistosos vendo que suas chances caíram muito? Pode ser que se aceite o Brasil, depois não vá a Copa do Mundo e o mesmo pode ocorrer se escolher a Espanha. 

O que não acho certo é que a FIFA aceite esse tipo de situação. Já vimos no Futsal a situação de termos no pódio 3 seleções (Espanha, Brasil e Itália) que no total somavam na Copa do Mundo trinta e seis(36) jogadores sendo destes 20 brasileiros. É preciso tomar cuidado para que não ocorra o mesmo no campo. 

Nessa questão de naturalização acho importante levar em conta o tempo que a pessoa vive no país, e a identificação com o mesmo, não uma naturalização por oportunismo como ocorreu no Futsal e que a Espanha está tentando fazer no caso Diego, pois seus principais atacantes estão em má fase. 

Caso ele escolha a Espanha, não vou xingá-lo. Ele infelizmente estará fazendo o que as pessoas tem feito ultimamente, em momentos de dificuldade ao invés de encará-la, abandonam e buscam uma alternativa para burlar essa dificuldade. 

Só deixando claro, não sou contra a naturalização, sou contra a forma que alguns países tem feito em vários esportes, como já citei o futsal, vôlei de praia, futebol e várias outras modalidades. Eu por exemplo sou super-fã do ex-tenista brasileiro Fernando Meligeni que nasceu em Buenos Aires, Argentina, mudou para o Brasil aos quatro anos de idade e adotou o país como sua Pátria. Se jogasse ele contra Guga era capaz de torcer por ele, por sua raça e entrega. Esse é um caso de naturalização que eu apoio e aprovo.

Um comentário:

  1. Nação e país são divisões territoriais criado pelo homem. Tanto faz o cara ser africano, japonês, brasileiro somos todos da mesma espécie. É o Homem que cria divisão entre a sua própria espécie. E ainda tem pessoas que brigam, se revolta por isso. Tanto faz o cara ser da Espanha, Alemanha, Brasil ele tem direito de escolha para quem der melhor recompensa. Porque depois de um tempo ele vai cair no esquecimento.

    ResponderExcluir