quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O novo técnico da Seleção é...


Ao que tudo indica o novo (velho) técnico da seleção será Luís Felipe Scolari, o Felipão, campeão mundial com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2002 no Japão e Coréia do Sul. Felipão terá um ano e meio para dar cara e padrão de jogo a um time que penou na mão de Mano Menezes. Não digo isso pelos resultados, mas falta convicção a Mano, deixou que pessoas externas interferissem em seu trabalho, sem contar o fato que na minha opinião não estava preparado para a oportunidade assim como Dunga, mas o capitão do Tetra conseguiu chegar a Copa e com chances de vencer.
O objetivo da CBF ao trocar Dunga por Mano era recuperar a Seleção e fazer com que ela voltasse a ser protagonista no futebol mundial. A verdade que essa tarefa não é fácil de cumprir porque temos uma geração muito boa e nova e carente de referências de outras gerações. Kaká vive na reserva do Real Madri, Ronaldinho parece ter recuperado o bom futebol no Atlético, precisamos esperar 2013 mas acredito que esses dois atletas serão apostas do treinador para ser o líder dessa equipe. Para ser honesto acho que nenhum dos dois tem esse perfil mas a presença deles já faz com que adversários nos olhem de forma diferente.
Não sei como vai voltar ao Brasil mas outro jogador, esse na minha opinião com um perfil melhor de líder seria Alex, que vai defender o Coritiba em 2013 e é velho conhecido de Felipão apesar de ter ficado fora em 2002. Muitos dirão que está velho, mas o que vi nesse Brasileirão foram os veteranos fazendo a diferença. Deco e Fred no campeão Fluminense, Zé Roberto no Grêmio, Ronaldinho no Galo, Seedorf no Botafogo. Esses jogadores trouxeram ganho de qualidade a suas equipes e num campeonato curto como a Copa do Mundo podem ajudar a fazer a diferença, tanto na liderança quanto na qualidade técnica.
Felipão que em minha opinião não deveria ser o técnico da seleção. Ele terá pouco tempo para montar o time, sem contar a frustração de seu último trabalho frente ao Palmeiras que acabou rebaixado. Felipão tem se mostrado ultrapassado, sem alterações táticas e provavelmente veremos mais do mesmo frente a Seleção Brasileira. De qualquer forma, boa sorte ao novo comandante. Vale lembrar um ponto, os técnicos campeões da Copa do Mundo que retornaram a Seleção na mesma função não conseguiram repetir os feitos. Zagallo ganhou 70 e perdeu 98 na final para a França, aquela do Ronaldo. Parreira foi campeão em 94 e foi derrotado também pela França em 2006.

0 comentários:

Postar um comentário