quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Educação no Brasil


O governo federal vem se gabando nos últimos anos que nunca na história desse país se investiu tanto em Educação. Abertura de novas universidades particulares e federais, Institutos Federais de Educação para ensino técnico. Na verdade realmente foi um grande investimento. Mas o problema de educação nacional não estava e nem está somente no nível técnico e superior que necessitavam de novas vagas e melhores estruturas mas também  nos anos básicos da escola como ensino fundamental e médio. O que tenho visto por aí, tirando é claro pessoas mais velhas que retornaram aos estudos depois de vários anos, alunos despreparados tanto para cursos técnicos, como para cursos superiores.
Nosso ensino fundamental e médio têm formado vários alunos incapazes de interpretar simples textos, de realizar cálculos com as operações básicas de matemática e resolver uma simples regra de 3. Como então serão capazes de ler processos judiciais,  problemas mais elaborados, resolver equações  complexas ou  projetar edifícios e nosso sistema de energia elétrica.
 Tenho visto e lido a dificuldade de se encontrar professores em diversas disciplinas devido as baixas remunerações, falta de melhores condições de trabalho e plano de carreira. A profissão mais importante para a evolução de uma nação vive uma crise. A evolução de um país depende do nível de educação de seu povo, do nível de conhecimento e aplicação do mesmo e acredito que teremos problemas no futuro com essa geração que estamos formando.

É necessário urgentemente rever esse processo para que o crescimento do país não seja prejudicado no futuro por termos formado maus profissionais, e principalmente por não termos mais pessoas querendo fazer parte dessa digna e necessária profissão  que é a de professor.

0 comentários:

Postar um comentário