quarta-feira, 17 de julho de 2013

95 anos de Nelson Mandela

No dia 18/07/2013 Nelson Mandela estará completando 95 anos de vida. Após ser libertado da prisão em 1990 depois de 28 anos preso por lutar contra a segregação racial na África do Sul, ganhou prêmio Nobel da Paz em 93 e foi Presidente da África do Sul entre 1994-1999. Abaixo coloco a Versão de um poema que inspirou Nelson Mandela em seus anos na prisão. Esta versão está no filme Invictus de Clint Eastwood onde Mandela é interpretado por Morgan Freeman, o filme foi baseado no livro "Conquistando o Inimigo" de John Carlin e conta como Mandela utilizou o Rugbi na tentativa de unir o povo de seu país. Mandela está internado devido a uma infecção respiratória, mas segundo notícias seu quadro é estável. 


Invictus
por Willian E. Henley

Noite à fora que me cobre
Negra como um breu de ponta a ponta,
Eu agradeço, a quem forem os deuses
Por minha alma incansável.


Nas cruéis garras da circunstância
Eu não fiz cara feia ou sequer gritei.
Sob as pauladas da sorte
Minha cabeça está sangrenta, mas não rebaixada.


Além deste lugar de raiva e lágrimas
É iminente o horror da escuridão,
E ainda o avançar dos anos
Encontra, e me encontrará, sem medo.

Não importa o quão estreito seja o portão,
O quão carregado com castigos esteja o pergaminho,
Eu sou o mestre do meu destino
Eu sou o capitão de minha alma.


              Fonte da Imagem: Google.

0 comentários:

Postar um comentário