quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Dica de Livro: O Semeador de Ideias - Augusto Cury



Sinopse:

Um poderoso homem sofre perdas irreparáveis e torna-se um colecionador de lágrimas. Despedaçado, sai em busca dos porões da sua mente e da sociedade dos seus sonhos.- "Não é possível", pensei. Em vez de se prostrar diante de Deus, ele O chamou para um debate. E ninguém previa o que seria discutido. Depois desse episódio, ele deixou de ser um vendedor de sonhos e passou a ser um ousado semeador de ideias. E nós, após presenciar seu "debate", nunca mais seríamos os mesmos. Não apenas os que o seguíamos ficamos perplexos, como também uma multidão que se aglomerou ao lado dele, emudecida. 

Meus comentários (sem spoilers)

Finalmente terminei de ler essa saga escrita pelo médico, psiquiatra e psicoterapeuta Augusto Cury. Para quem me conhece sabe que não sou fã de livros de autoajuda, apesar de ter tentado ler alguns. Li e possuo deste mesmo autor o livro Nunca desista dos seus sonhos, que considero bom. 

Voltando ao Semeador de ideias, apesar de não se enquadrar totalmente no gênero já que é uma ficção, os livros da série que incluem também O Vendedor de Sonhos - O Chamado e O vendedor de Sonhos - A Revolução dos Anônimos não deixam de ser de autoajuda em minha opinião, porém de forma diferente do usual. Geralmente livros de autoajuda nos trazem fórmulas prontas que dizem que irão melhorar nossa vida. O que me chamou atenção nessa trilogia é que o autor instiga a dúvida nos leitores sobre comportamentos atuais nossos e da sociedade em geral, cria debates que fazem com que por um instante a gente pare e reflita sobre o que foi colocado. O personagem central do livro em muitos momentos discute a evolução de nossa sociedade, onde as pessoas parecem ser cada vez mais doentes psicologicamente apesar do dinheiro, sucesso e status social que possuem. Uma sociedade onde as pessoas se interagem mais pelo mundo virtual do que pessoalmente e acabam se isolando. Critica o sistema de ensino atual que cria repetidores de informação e não seres pensantes, um sistema que poda a capacidade de debate dos alunos. De certa forma discute a sociedade como um todo, seu comportamento diante de perdas e ganhos sejam esses pessoais ou profissionais, discriminação e saúde física e mental. 

Recomendo a leitura desses livros não porque concordo com tudo que há neles, mas porque em vários pontos ele nos faz refletir sobre situações que já vivemos e traz um retrato de uma sociedade que está aí fora precisando de atitudes que a façam melhorar. 






0 comentários:

Postar um comentário